Atenas forçada e digital

Os parlamentares brasileiros foram obrigados a mostrar serviço, dando sinais evidentes de que ouviram o recado das ruas – haja vista a votação da PEC 37. Que mudança de opinião!

Portaram-se como muitos libertários sonham, como “secretários da vontade do povo”.

Assim, a semana se faz histórica não somente pelos protestos no Brasil, mas pela reação imediata da elite política, que deu ares de Democracia Direta à capenga Democracia Representativa brasileira.

Os deputados agiram como facilitadores da vontade do povo talvez pela primeira vez na história do país. Eles tiveram de ficar no mesmo nível da população, assim como a presidente, que, atônita, horizontalizou o governo.

Dilma se deixou governar pelo povo, passiva e espertamente.

O que aconteceu na terça e quarta-feira no parlamento brasileiro mostra que é possível reduzir os salários dos parlamentares e transformá-los em meros facilitadores da vontade popular.

Novos secretários

Eles podem, sim, assumir a função de servidores eleitos, secretariando o cumprimento da vontade do povo. Teriam poderes reduzidos e a atribuição pura e simples de colher e viabilizar os desejos da sociedade através de canais apropriados.

O problema é a qualidade destes canais pelos quais a sociedade deve manifestar a sua vontade. Eles simplesmente não existem no Brasil. A prova disso é que o povo teve de ir para a rua em massa para finalmente influenciar a política do país de fato.

Foram necessárias manifestações históricas para finalmente a sociedade ser ouvida.

Isto, porém, não é um problema do Brasil e separa todos os países da Democracia Direita e da horizontalização da governança.

Democracia Direta digital

Há tecnologia para que as grandes questões de um país sejam decididas pelo povo, mas será que o brasileiro tem consciência cidadã suficiente para uma Democracia Direta digital sem elitizar demais as decisões políticas?

Será que há “fôlego cidadão” para acompanhar e decidir em conjunto os principais pontos da agenda política de um país?

Postergando esta discussão, prefiro apenas celebrar mais esta vitória dos “indignados brasileiros”. Eu vi algo que pensei que nunca iria ver em minha vida. Uma semana de “quase auto-gestão” no meu país. Uma semana de Democracia Direta, mesmo que forçada.

Claro, apesar das arruaças, da violência, eu confesso que gostaria que este sonho durasse um pouquinho mais.

Anúncios

Deixe seu comentário no blog para que outros leitores conheçam a sua opinião.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s