Não dá para esquecer

A minha chegada em Harare foi muito tranquila. Não houve qualquer revista na entrada do país. A única coisa que me deixou bastante chateado foi o fato de, mesmo tendo um visto válido até janeiro de 2011, ter que me apresentar no escritório da migração no próximo dia 15 para retirar uma renovação do visto. Provavelmente terei que pagar mais uma taxa pela renovação, talvez os mesmos 30 dólares que eles cobram para o estrangeiro que chega no país sem visto.

Chegando na área rural de Kwe-kwe para a discussão sobre a constituição do país com a comunidade

Em outras palavras a minha expectativa é terminar esta burocracia de entrada no país com um prejuízo de 50 euros. Antes da viagem, paguei 90 euros à embaixada zimbabueana em Berlim pelo visto de múltiplas entradas no país. Eles não aceitaram me conceder este tipo de visto, ficaram com meu dinheiro e me deram direito a dupla entrada, que custa 70 euros. Poderia ter pago 30 dólares no aeroporto e me sentiria menos roubado.

Harare é uma cidade que vive às escuras. Não há iluminação pública constante. No local que estou morando, na área norte da cidade, os postes existem, mas não funcionam. Semáforos parecem funcionar em regime de racionamento, revezando o abastecimento pelas diferentes áreas ao longo das semanas, assim como o fornecimento de energia elétrica às residências. Uma cidade com 3 milhões de habitantes, com pavimentação apenas na região central. Isto é Harare – que significa em shona (Ele não dorme). Pode não dormir, mas não é por luz em excesso.

Visitando residência com líderes comunitários

Massacre dos anos 1980

Após cinco dias em Kwe-kwe, a 300 km de Harare, participanado do processo de debate da nova constituição do país junto a comunidades rurais, fui um pouco mais adiante em direção à fronteira com Botswana para conhecer Bulawayo, que é a segunda maior cidade do Zimbábue, a 500km ao sul de Harare. É uma cidade de muita história. A etnia ndebele é, digamos assim, “irmã” dos zulus sul-africanos. Atualmente é a segunda etnia que compõe o povo zimbabueano. No final do século XIX, ndebeles invadiram e mataram os shona que viviam na região. Mais tarde, após a independência reconhecida pelo mundo ocidental, em 1980, após a ascenção do atual presidente ao poder, ocorreu o massacre de 40 mil ndebele na região porque as lideranças da área queriam se separar do Zimbábue. Os shona são a grande maioria hoje no Zimbábue.

Bulawayo é uma cidade mais bonita, sem os congestionamentos de Harare, com um povo acolhedor, mas, ainda assim, às escuras. Não tem os prédios altos da região central da capital zimbabueana, mas há prédios coloniais bastante marcantes. Sofre da mesma mazela econômica e a criminalidade na região é assustadora, assim como em Harare. Fiquei dois dias na cidade, pagando 25 dólares por um quarto de hotel sem chuveiro quente após terem me prometido este item de conforto. Tentaram me compensar oferecendo banheiras que pareciam ter sido limpas pela última vez na década de 1970.

Almoço na área rural de Kwe-kwe

Isso não chega a ser um problema porque o banho frio faz parte da minha vida aqui no Zimbábue. No inverno, o zimbabueano toma seu banho gelado, mantendo a boca fechada para não pegar cólera. Quando falta luz pela manhã e à noite, como aconteceu toda esta semana que passou, o banho é de balde. Não me incomoda e, para eles, isso faz parte do cotidiano. Além do mais, nem sempre faz tanto frio como agora, quando a temperatura está entre os 7 e15 graus.

A homenagem da vida

Estou na casa de Mr. Mavhiki e de sua filha Rose. Uma residência bastante simples, mas com pessoas maravilhosas, especiais mesmo. Neste domingo, fizeram uma festa em minha homenagem, que, eu confesso, nunca tive igual. Foram cerca de 20 pessoas da família que se reuniram para celebrar a minha presença com direito a discursos emocionados e tudo.

Sempre lembrando Ruvimbo, os familiares me davam as boas-vindas e se colocavam à disposição para me ajudar, deixando contatos telefônicos e endereços. Mr. Mavihki estava adorando a quantidade de cerveja no freezer. “Marcio, você está feliz?”, ele me perguntava. Quando eu respondia que estava, ele dizia: “se você está feliz, eu também estou feliz!”.

Ao fundo, de boné branco, Mrs. Elizabeth Musonga. Ganhei a camisa que estou vestindo. Este é o início da festa. Mais tarde, chegariam mais convidados amontoados em uma caminhonete. Dançamos ao som de músicas locais das 14h até às 23h. Uh, festerê!

A idéia era fazer uma festa surpresa, mas, devido a minha viagem para Bulawayo, tiveram que me contar sobre o evento para que eu realmente não marcasse nada para domingo. Porém, eles me surpreenderam de qualquer forma pela comida, pelas danças e pela alegria. Eu realmente me apeguei a todos e, com muito respeito, levo mais esta lembrança desta jornada longe do meu país. A energia que recebi e a força de todos ali são coisas que nunca mais vou esquecer e vou levar certamente para o resto dos meus dias.

5 Respostas para “Não dá para esquecer

  1. Fabricio Pessoa

    Cara, que legal este post. Gostei muito! E a dancinha entao! Que momento! Estas experiencias que tu ta passando faz ficar muito barato o dinheiro que te levaram pra entrar no pais. Abraco

  2. É verdade, meu velho. A história dos vistos, na verdade, é só para mostrar como é confuso o serviço e como as informações são inseguras. Também é o tipo de situação que o cara nunca pode valorizar muito. Sempre poderão haver mais despesas ou prejuízos, por isso o negócio é minimizar para continuar com a gana a 100%. Valeu pelo comentário, meu velho. Fica com Deus.

  3. Fala Marcio, alles in ordnung? Cara , to na minha pausa de estudo aqui na uni em Zurich e decidi dar uma olhada no teu blog. Lendo esse post eu tentei me colocar na mesma situacao que a tua, e tentei imaginar estar em um lugar sem (ou quase) nenhuma infraestrutura, onde ate o banho pode ameacar a tua saude… Tentei imaginar as pessoas da forma como tu as descreve…. conclusao: impossivel. Me parece paradoxal a felicidade que essas pessoas transmitem, dado as condicoes de vida que levam. Muito interessante. Poderia escrever mais pois o blog ta uma obra, mas meus 15 min ja se foram. Fica um abraco , e quando der aparece aqui em Zurich pra gente tomar aquela ceva. ps: desculpe a falta de acentuacao e demais caracteres errados, mas o teclado aqui nao e simpatico ao abnt2(hehe)

  4. Caramba Marcio que bacana! Entrei no seu blog por curiosidade e fiquei toda arrepiada quando vi a empatia que rolou entre você e essas pessoas que te acolheram, eu nunca fui muito corajosa, mas depois de ver tudo isso fiquei com muita vontade de sair e conhecer esse mundão que temos ai de portas abertas só esperando o nosso primeiro passo. Cara sou sua fã viu!

  5. ! Caramba Marcio que bacana! Entrei no seu blog por curiosidade e fiquei toda arrepiada quando vi a empatia que rolou entre você e essas pessoas que te acolheram, eu nunca fui muito corajosa, mas depois de ver tudo isso fiquei com muita vontade de sair e conhecer esse mundão que temos ai de portas abertas só esperando o nosso primeiro passo. Cara sou sua fã viu!

Deixe seu comentário no blog para que outros leitores conheçam a sua opinião.

